Páginas

sábado, 11 de janeiro de 2014

Comunicação Conservadora


Já faz um bom tempo que venho pensando em tocar esse projeto, algo com menos ideologia e mais comunicação para a parcela conservadora da sociedade que está inserida nos ramos da comunicação ou que tem grande interesse sobre o assunto.

Há algum tempo venho estudando bastante para colocar esse projeto em prática. É escancarado que as faculdades de comunicação de todo o Brasil são ideologicamente tomadas por fortes características da esquerda, usando vários jargões da esquerda revolucionária, inclusive com o pretexto de melhorar a criatividade para a criação (mais especificamente no caso da Publicidade e Propaganda).

Se formos analisar os profissionais de comunicação (incluindo professores), mas de 90% estão com essa ideologia encrustada. Os outros 10% eu distribuo (talvez levianamente) entre 8% de pessoas mais “neutras” e o restante com características mais conservadoras.

O estopim para eu colocar esse projeto em prática foi o Hangout do Lobão do dia 05/01/2014 em que ele convidou a Rachel Sheherazade e Felipe Moura Brasil. Durante a conversa, apareceu o que eu venho falando a bastante tempo: A Direita Precisa se Profissionalizar na Comunicação, principalmente na propaganda.

Ora!! É exatamente a minha área: Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Direcionando ainda mais, sou da Comunicação Digital ou, se preferir, do Marketing Digital.

Este blog tem como OBJETIVO apresentar estudos meus no ramo da comunicação, tentando desconstruir alguns conceitos ideológicos que os principais estudos no ramo da comunicação social enraizaram.

No mundo inteiro, as principais pesquisas no ramo da Comunicação, que inclui, por sinal, Análise do Discurso e Semiótica, tema que sou apaixonadíssimo e, inclusive, também estou construindo um blog para falar bem especificamente desse tema, são de caráter revolucionário. Grandes expoentes das Teorias Comunicação Humana são da tão conhecida por nós Escola de Frankfurt. Outros filósofos e teóricos de ramos associados também são dotados dessa ideologia.

Não é de se espantar que as pesquisas no ramo da comunicação (assim como as pesquisas no ramo da Psicologia) sejam fortemente subsidiadas por revolucionários. A comunicação é um dos mais fundamentais (se não for o mais fundamental) alicerces do convívio social e o raciocínio se desenvolveu baseado no desenvolvimento da língua (veremos isso mais adiante, em postagens nesse blog). Se a estrutura da comunicação for alterada, fatalmente a estrutura do pensamento irá mudar também e é exatamente isso que os revolucionários mais almejam, correto?

Quando a mídia de massa apareceu, com o surgimento da imprensa, notou-se que é possível influenciar comportamentos de forma bastante efetiva, por isso não é de se espantar que o século XX, onde as revolução assolaram no mundo, foi o século em que a comunicação mais se desenvolveu, sobretudo depois das 2ª Guerra Mundial.

Voltando um pouquinho, o Comunismo (na União Soviética) e o Nazismo (na Europa) foram os grandes “utilizadores” da Comunicação de Massa, mais especificamente da Propaganda, para fazer suas revoluções e incitar sua população para tomar atitudes que os mantenedores dos meios de comunicação desejavam. Após a segunda grande guerra, a guerra começou a ser cultural e não mais física, daí o “boom” da propaganda e o rapidíssimo desenvolvimento dos meios de comunicação e os altíssimos investimentos nos campos de Teorias da Comunicação e da Psicologia, que por sinal estão intimamente ligados (aqui nesse blog também falarei bastante de Psicologia, outro ramo que me interesso fortemente), além da Sociologia e Antropologia.

Enfim, espero contribuir, com meus estudos, que estão com um viés um pouco diferente do que normalmente se vê nos estudos de comunicação, para o desenvolvimento da Comunicação Conservadora no Brasil. Este blog, além de informar, tem por objetivo também agregar pessoas e, quem sabe, o que seria ideal para mim, mais pessoas de caráter conversador que estejam dispostos a contribuir com seus estudos e realizar debates em torno do tema. Inclusive, tem um grupo no Facebook que está sendo montado por mim para debate desse assunto.

Obs: Como fui pego meio de supetão para configurar esse canal, estou colocando ele no ar e aos poucos vou fazendo as alterações (configurações) apropriadas e personalização do Blog.

Um comentário: